pessoas amigas que seguem esse cantinho



Estamos construindo uma nova casa, breve fotos desde o inicio de nosso mais novo sonho, uma casa estilo europeu, mais precisamente , estilo provençal...


tradutor automatico

26 de julho de 2010

Varandas lindas e convidativas




Para que a varanda não vire um espaço inutilizado da casa ou apartamento, deve ser convidativa, como a projetada pela arquiteta Adriana Scartaris. Vale investir em iluminação, plantas, música ambiente, fontes e até ofurô (se houver espaço, é claro).



Aconchego


O aconchego é um fator determinante para que a varanda seja frequentada. Portanto, deixe a preguiça de lado na hora de decorá-la e também aposte em móveis confortáveis. A arquiteta Maricy Borges seguiu essa dica ao projetar



Circulação


Encher a varanda de móveis, vasos e objetos decorativos pode atrapalhar a circulação. Portanto, avalie a praticidade do projeto, como fez a arquiteta Andrea Foltran no ambiente da foto, com móveis da  VARANDA & COMPANHIA .



Espaço Gourmet

Espaços gourmet, como o do projeto da arquiteta Gleice Cantero, têm tomado conta das varandas. Antes de instalá-los, é importante verificar se não vão atrapalhar a circulação. “Também não faz sentido ficar sem local para se sociabilizar na varanda porque o espaço gourmet tomou conta de tudo”, afirmou Biarari. Ambientes pequenos devem apostar em eletrodomésticos compactos, como fogão de mesa menor.




Lareira

A lareira pode conferir aconchego às varandas, como mostra o projeto do designer de interiores Fábio Galeazzo. O arquiteto Contrera indica as opções ecológicas, que aquecem por meio de fluido composto de etanol e contam até com modelos portáteis. "Se for a gás, tem a problemática de passar ponto de gás para o local. As lareiras elétricas, por sua vez, não têm o mesmo charme das outras."


Invista em cadeiras ou sofás confortáveis para completar o ambiente convidativo a encontros românticos, jantares, bate-papos entre amigos.




Vidro e tela


Fechar a varanda com vidro é uma boa aposta para protegê-la de vento e chuva, como mostra o projeto da arquiteta Evelin. O decorador Biarari enfatizou a importância e necessidade de apostar em telas (mesmo se já contar com vidro) como item de segurança em apartamentos com crianças.



Plantas


O verde sempre é bem-vindo à decoração. Mas não basta simplesmente espalhar vasos e floreiras com as plantas mais bonitas que encontrar. É importante pesquisar se conseguem sobreviver às condições que a varanda oferece, como muito ou pouco sol, presença de sombra ou não, vento. O arquiteto Contrera sugere jardins verticais, que contam com espécies resistentes, como samambaias e bromélias. O ambiente da foto, projetado por Contrera e Biarari, ganhou vida com vasos sobre a mesa, no chão e fixados nas paredes.



Cuidar das plantas


Para quem gosta de cuidar de plantas, que tal reservar um espaço da varanda para essa finalidade? “Se o local for pequeno, a mesa pode ser multiuso: para receber as pessoas e tratar do verde”, disse a arquiteta Evelin. O ambiente da foto, idealizado pelo designer de interiores Fábio Galeazzo, apresenta bancada para o manuseio das orquídeas que dão colorido ao projeto .
fechada.



Móveis


Os móveis das varandas abertas sofrem mais com as variações climáticas (vento, chuva, sol) e os das fechadas ainda recebem luz solar. Portanto, de maneira geral, invista nos fabricado com fibras artificiais e tecidos náuticos, como mostra o projeto da arquiteta Maricy Borges.



Piso


É interessante que o piso da varanda seja diferente do utilizado no ambiente ao lado. A medida ajuda na setorização, como explicou Contrera. Entre as opções estão deques de madeira, pisos cimentícios, cerâmicas.



Cores claras


Cores claras, como as do projeto da arquiteta Gleice Cantero, são grandes aliadas de varandas pequenas. É que proporcionam a desejada sensação de amplitude. Paredes e pisos escuros, por sua vez, conferem aspecto ainda menor, o que definitivamente não é a ideia, certo?



Detalhes coloridos


Economize no futuro ao deixar que o colorido fique por conta de objetos, tecidos, flores. O espaço projetado pela arquiteta Evelin Sayar segue a sugestão. Se enjoar do visual, basta trocar esses itens sem que se gaste muito. A dica é interessante também para personalizar a varanda de quem investiu em paredes e pisos claros com o intuito de conferir aspecto maior.



Parede


As paredes da varanda podem ser lisas ou contar com detalhes. “Se for lisa, é interessante colocar vasos nas paredes. Caso queira trabalhar com painéis, por exemplo, deixe os vasos no chão”, disse Biarari. O ambiente idealizado pelo arquiteto em parceria com Contrera conta com uma faixa na parede e, portanto, o vaso ficou no chão.



Decoração

A decoração da varanda não precisa seguir necessariamente a do restante da casa. O arquiteto Contrera afirmou que pode ter um toque mais rústico. Essa é a ideia de seu projeto com Biarari.




PS:fonte...Varandas convidativas

4 comentários:

SolBarreto disse...

Com varandas assim...poxa da vontade de ficar nelas o tempo todo, com um livro entao...rsrs

silvioafonso disse...

.

Eu sei bem que você não é
procissão, mesmo assim eu vou
segui-la.

silvioafonso.




.

elizangela disse...

Amei as varandas....lindas!

Anônimo disse...

ta tudo um espetaculo. amei!

Volte sempre!

Volte sempre!