pessoas amigas que seguem esse cantinho



Estamos construindo uma nova casa, breve fotos desde o inicio de nosso mais novo sonho, uma casa estilo europeu, mais precisamente , estilo provençal...


tradutor automatico

4 de junho de 2013

Festa Junina chegandooo!!!


Achei tão lindo, encontrei num blog na net e quis dividir com vcs


“...Festa na Roça é pra lá de bommmm!! O Sanfoneiro é quem comanda o sommm...”

Pra voltar a ativa aqui no Blog, nada melhor que aproveitar o clima e comemorar com uma gostosa Festa Junina!!!





A Origem, as Comidinhas, Idéias de Decoração... espero que gostem e divirtam-se, Festa Junina acompanhada de feriado é tudo de bom!!!! 






Existem duas explicações para o termo “Festa Junina”. A primeira explica que surgiu em função das festividades que ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que esta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.



De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
 Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses.



Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.  



Todos estes elementos culturais foram com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenasafro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.  







Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. 




Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais. 












Beijos no coração!!


Lindo não?  fonte  aqui

13 comentários:

Carol disse...

Vai ter festa julina na roça do meu tio. Tudo simples, mas com banda de forró pra animar o povão. Adoro.
Beijos

Clotilde Janoski disse...

Oiii Fatima!! vi seu blog na Agenda Dos Blogs e Adorei seu cantinho é um sonho!!Estou te seguindo e voltarei sempre..http://cloartesanato.blogspot.com.br/..bjks mil

Márcia Costa. disse...

Oi Fatti, adoro festa junina e aqui na região nordeste é tradição, daqui a uns dias isso aqui vai se transformar num grande arraial.
Bjs no coração

Zizi Santos disse...

Oi Fatti
está linda sua festa junina!
cada escolha de imagem traduziu bem a festa que , na minha opinião, é a mais folclórica do Brasil.
Minha mãe, como nordestina que era, gostava de acender uma fogueira na frente de casa, com todas as comilanças possíveis. Naquela época, já era difícil, os vizinhos pouco participavam. Eu ficava até o fim, morrendo de sono, para ver a fogueira soltar aquele cheiro de madeira queimada, gostoso que só.
beijos
Zizi

Anajá Schmitz disse...

Oi menina
que dicas preciosas, já peguei umas ideias para fazer na festa junina,esse ano não vou fazer uma grande festa que em ano passado vai ser uma comemoração em família. Estou saindo daqui cheia de ideias.
Bjos e tenha uma ótima semana.

Vitória Cardia disse...

Oi Fátima
E tantas coisas lindas e gostosas que tem em festa juninas que a gente fica doida.
Conheci o seu blog na 'AGENDA DOS BLOGS' e já estou te seguindo,convido voce a me conhecer e se quiser me seguir ficarei muito feliz.
Beijos
Vitoria
http://vitoriacardia.blogspot.com.br/

JOTA ENE ✔ disse...

Belas fotos que apresentas aqui ...

Beijos deste lado ...

rosiarts disse...

Fatti querida, lindo post e cheio de delícias.
Que bom postar nossos cantinhos.
Bjus. Rose.

Flavia disse...

Qto tempo, fatti!!
Adorei as fotos, adoro festa junina!!
Beijoss

lenalima disse...

Oi Fatti! me deu uma vontade de comer pamonha e curau...quantas delícias!
Esse ano cancelei a festa junina no mato, e sempre vou me lembrar desse mês tão sofrido! ainda dói , mas a sdsss vai tomando lugar da dor! UM BEIJÃO QUERIDA AMIGA!

COMO ESTÁ A DIETA??/
BJSS

lenalima disse...

Oi Fatti! me deu uma vontade de comer pamonha e curau...quantas delícias!
Esse ano cancelei a festa junina no mato, e sempre vou me lembrar desse mês tão sofrido! ainda dói , mas a sdsss vai tomando lugar da dor! UM BEIJÃO QUERIDA AMIGA!

COMO ESTÁ A DIETA??/
BJSS

Unknown disse...

Renda extra com produtos web incríveis

Venha fazer parte de uma empresa que é campeã no segmento de tecnologia e tem criado tendências. É sua grande oportunidade de gerar renda extra com marketing multinível de produtos web incríveis: sites, lojas virtuais, sites para imobiliárias, sites para venda de veículos, entre outros, acesse o nosso site hoje mesmo; http://www.gorilapro.com.br/

Arte Papel de Parede disse...

Show ótimas fotos muito bom!!

Volte sempre!

Volte sempre!